Semtran sinaliza e orienta tráfego em frente a escolas
Trabalho, que começou com o ano letivo, orienta trânsito em 30 estabelecimentos de Porto Velho.
Agência de Notícias
Prefeitura de Porto Velho
Trabalho, que começou com o ano letivo, orienta trânsito em 30 estabelecimentos de Porto Velho
O início do ano letivo 2017, nesta segunda-feira [6], em Porto Velho, foi marcado, além do retorno à sala de aula pela maioria dos estudantes, por outro tipo de educação. Agentes de trânsito deram início à campanha de orientação sobre faixas de pedestre, parada de veículos [vans] para embarque e desembarque e de veículos particulares com o mesmo fim.
A campanha, realizada pela prefeitura através da Semtran [Subsecretaria Municipal de Transporte e Trânsito], está programada para 30 escolas “por uma determinação do prefeito dr Hildon Chaves, para melhoria e garantia de fluidez com segurança do trânsito”, informa o secretário Marden Negrão, e teve início pela Barão do Solimões e pela John Kennedy.
A campanha, que visa dar maior segurança ao tráfego e pedestres e contribuir com a educação cívica, “assegura maior fluidez à faixa de rolagem das vias. Ainda no sábado estávamos sinalizando tanto horizontal como verticalmente, para hoje estarmos com a orientação”, diz Murilo Torres, subsecretário-adjunto.
Na escola Barão do Solimões, no bairro Caiari, foram delimitadas quatro vagas para parada de embarque-desembarque, além de reforço na pintura das faixas de pedestre. O mesmo foi feito na John Kennedy, no São Cristóvão, só que ali há duas vagas para embarque e desembarque.
A campanha conta com o apoio de agentes de educação de trânsito, inclusive com os bonecos semtranzinho e semtranzinha, em parceria com os diretores das escolas para que ajudem na orientação dos estudantes. “Inicialmente tralhamos com a educação, para que todos respeitem à sinalização, para a segurança de todos, e a interação é bem positiva”, reforça Negrão.
Sala de aula
Depois que estavam em sala de aula, estudantes da Barão do Solimões foram visitados por Torres, acompanhado dos agentes Magna e Carvalho, que lembraram a importância de sua atuação junto aos pais e responsáveis quanto à sinalização, o não uso de telefone ao volante, imprescindível uso de cinto de segurança, além do respeito à sinalização.
Simone Pieltz, diretora pedagógica da Barão do Solimões, classifica a campanha como “excelente”. Ela disse que, no começo, muitos se assustaram, pensando ser operação para multar maus motoristas. “Depois, quando viram tratar-se de uma conscientização, como, por exemplo, não se parar em filas duplas, todos viram tratar-se de algo realmente necessário.
Ela disse que a escola já se mobiliza para reforçar esse primeiro passo para um trânsito melhor, “tanto que vamos trabalhar essa conscientização já na primeira reunião com os pais”. Simone conclui informando que na Barão do Solimões estudam 812 alunos, agrupando milhares de pessoas que podem ser, além de conscientes, multiplicadoras da educação para um trânsito melhor.
Texto e fotos Comdecom