Ir para conteúdo
Contato (69) 3901-3000
AGRICULTURA
31 de January de 2017
14:15
1 minuto de leitura

Prefeitura prestigia Programa de Aquisição de Alimentos

Programa utiliza mecanismos que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares.

Agência de Notícias

Prefeitura de Porto Velho

491

 

 

Programa utiliza mecanismos que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares

 

Os secretários municipais Juca Castanheira, da Agricultura (Semagric) e Claudi Souza, da Assistência Social e da Família (Semasf) representaram o prefeito dr Hildon Chaves no lançamento do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) do Governo Federal, coordenado em Rondônia pela Emater.

 

 

Criado em 2003, o PAA é uma ação que visa colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

 

 

Em Porto Velho, a prefeitura é parceira do programa por meio do apoio dado pela Semagric com a realização de ações de fomento à agricultura familiar, aquisição de insumos para os produtores rurais ou entidades de agricultores, recuperação de estradas para o escoamento da produção e transporte dos produtos até a cidade. A parceria é firmada por meio de Termo de Cooperação Técnica renovado anualmente.

 

 

“Esse é o apoio que prestamos a Emater de Rondônia, ou seja, esse trabalho realizado diretamente com os produtores rurais. O cadastramento dos agricultores, das suas associações e cooperativas, bem como as entidades filantrópicas que receberão esse alimento é feito pela Emater. E é uma parceria que tem dado certo e por isso estamos aqui para renová-la”, disse Juca Castanheira.

 

 

O fomento à agricultura familiar, lembrou o secretário Castanheira, foi uma das bandeiras de campanha do então candidato à prefeitura de Porto Velho dr Hildon Chaves. Nesse sentido a Semagric já trabalha o recadastramento dos agricultores e das instituições que congregam produtores rurais que atuam no município, principalmente os pequenos e médios. A medida vai nortear o trabalho da secretaria.

 

 

Também presente à solenidade ocorrida na Feira do Produtor Rural, na avenida Rogério Weber, Baixa da União, o secretário Claudi Rocha, da Semasf, adiantou que a partir do próximo ano, existe a possibilidade do município também trabalhar com o programa. Atualmente, a aquisição de alimentos da agricultura familiar é feito para o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que atende apenas a demanda de merenda das escolas da rede municipal de ensino.

 

 

“Fomos convidados para o lançamento do programa e estamos aqui para ter os primeiros contatos para saber como é que funciona esse auxílio que é prestado aos produtores rurais que trabalham com a agricultura familiar. Ao longo do ano vamos acompanhar a execução do programa para começarmos a trabalhar o modelo que deve ser adotado pelo município”, explicou o secretário.

 

 

Texto e fotos: Comdecom

491 visualizações
Compartilhar: