Prefeitura amplia programas atendendo idosos e deficientes
Mudanças visam maior cobertura e responsabilidade social.
Agência de Notícias
Prefeitura de Porto Velho
Mudanças visam maior cobertura e responsabilidade social
A partir deste ano, o público atendido pelas escolinhas de iniciação esportiva da prefeitura de Porto Velho foi ampliado: além de crianças e adolescentes, foco tradicional do projeto, agora também participam idosos e portadores de necessidades especiais, através de atividades lúdicas.
Esse importante avanço de atenção e responsabilidade social, segundo Ivonete Gomes, secretária de Esporte e Lazer, “era uma das preocupações do prefeito de Porto Velho, dr Hildon Chaves, que via a necessidade de atendimento e integração de idosos e deficientes com crianças sem deficiência”.
Pela programação montada pela Semes, as escolinhas esportivas vão atender a todos os espaços públicos, nas regiões norte, sul, leste e centro de Porto Velho, além dos distritos, reforçadas por IMC – medição de peso e estatura – e acompanhamento do desenvolvimento psicomotor e social.
Essas metas serão atingidas, segundo a secretaria, pela atuação de educadores físicos profissionais e também pelo apoio das secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Família e Saúde, além de parceiros como faculdades, universidades, cursos técnicos, entidades público-privadas que queiram apoiar o projeto.
FESTIVAL
A proposta do programa é desenvolver experiências com esporte adaptado a alunos e convivência com portadores de deficiências; acompanhar o desenvolvimento físico e psicomotor de crianças e adolescentes das escolinhas esportivas da Semes; promover intercâbio de integração da iniciação esportiva com o trabalho para idosos.
Com isso, estima a Semes, se atingirá um público direto com 1.500 atendimentos a faixas etárias diversas e mais cinco vezes essa expectativa indiretamente. “Isso será possível com a integração da iniciação esportiva com atividades lúdicas direcionadas aos idosos etc”, reforça a secretária Ivonete.
Ainda em relação à melhor idade, integrada aos jovens através de brincadeiras e jogos, serão organizadas gincanas envolvendo escolinhas e o Centro de Convivência do Idoso, dentro de um festival de escolinhas.
AGENDA
Dia 20 de fevereiro, início das atividades; 4 de março, lançamento do projeto na mídia; de 1º a 31 de março, convocação de parceiros com interesse em oferecer escolinhas esportivas de todas as modalidades para firmar parcerias; 31 de maio, participação das escolinhas no projeto Dia do Desafio; 29 de julho, 1º Festival das Escolinhas Esportivas 2017, Encontro de todas as Escolinhas para celebrar, através de uma competição, todo o projeto de iniciação esportiva; de 1º a 31 de agosto, início do planejamento e remodelagem do projeto objetivando 2018; e 25 de novembro, 2º Festival de Escolinhas Esportivas.
Texto e fotos Comdecom