Prefeitura perto de concluir mutirão no São Francisco
Trabalho visa melhorar a estética da cidade e também eliminar focos do mosquito aedes aegypti.
Agência de Notícias
Prefeitura de Porto Velho
Trabalho visa melhorar a estética da cidade e também eliminar focos do mosquito aedes aegypti
Cerca de dez quilômetros de ruas já foram contemplados pelo mutirão de limpeza que a prefeitura realiza no bairro São Francisco, zona Leste de Porto Velho. O trabalho feito em parceria com os moradores, tem o objetivo de melhorar a estética da cidade, mas também acabar com focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, tendo em vista que as vias esburacadas acumulavam muita água da chuva.
Nessa primeira fase dos trabalhos o mutirão se concentra no trecho que vai da rua Mário Andreazza até a Vila Mariana e da José Amador dos Reis à União. Na próxima fase serão beneficiadas as vias localizadas a partir da União, sentido bairro Mariana, totalizando 30 ruas. “Temos mais cinco quilômetros de ruas para limpar e encascalhar. Se tudo ocorrer como o planejado e a chuva colaborar, em dez dias o mutirão será concluído”, disse o subsecretário municipal de obras, Tiago Beber.
O trabalho que envolve sete máquinas pesadas e 20 homens consiste na limpeza das ruas, retirada de entulhos e encascalhamento dos trechos esburacados. Antes, porém, um carro de som percorre o bairro solicitando aos moradores que limpem os quintais e coloquem todo lixo na rua para ser recolhido pela prefeitura.
Paralelo ao trabalho de limpeza, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) fazem visitas de casa em casa para identificar e eliminar possíveis criadouros do aedes aegypti. Eles ainda distribuem panfletos explicativos sobre os perigos da dengue e conversam com os moradores. Todo esforço se deve ao fato de que, segundo a Semusa, atualmente o bairro São Francisco apresenta a maior incidência de dengue na capital de Rondônia.
Depois de concluir o mutirão no São Francisco, máquinas e homens seguirão para o bairro Jardim Santana e posteriormente ao Socialista, onde ações semelhantes serão realizadas. “A determinação do prefeito dr Hildon Chaves é para fazermos mutirões o mais rápido possível em sete bairros que estão com os maiores índices de dengue”, afirmou Beber.
Aprovado
Moradores beneficiados pelo mutirão aprovam os serviços executados pela prefeitura. A dona de casa Irismar Gomes de Oliveira, que há 15 anos mora na rua Higienópolis, disse que antes do mutirão a via era tomada por matagais, buracos, alagações e muita lama. “Agora está bem melhor. Até para as crianças irem a escola era um sofrimento. Esperamos que não demore muito para chegar o asfalto”, comentou.
Mais trabalho
Para evitar alagamentos e também como parte das ações de combate ao mosquito da dengue, o secretário afirma que equipes seguem fazendo a limpeza de canais, desobstrução da rede de drenagem e tapa-buracos em pontos diversos da cidade. “Estamos desobstruindo bocas de lobo na Rio Madeira com Rio de Janeiro e na Raimundo Cantuária com Nicarágua”, disse. Outras frentes executam limpeza e encascalhamento nos bairros Jardim Eldorado e Três Marias.
Texto e fotos Comdecom