Ir para conteúdo
Contato (69) 3901-3000
RISCO
07 de February de 2017
11:49
1 minuto de leitura

Sema intensifica poda de árvores em risco de cair

O alvo da operação são árvores localizadas em vias públicas, escolas, postos de saúde e praças.

Agência de Notícias

Prefeitura de Porto Velho

345

 

O alvo da operação são árvores localizadas em vias públicas, escolas, postos de saúde e praças


 

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) deu início no último final de semana a uma ação de diagnóstico preventivo das árvores mais antigas plantadas ao longo das avenidas, para evitar acidentes e oferecer mais segurança à população. Por orientação do prefeito dr Hildon Chaves, a Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) participa da ação com a retirada e limpeza dos resíduos da vegetação.


 

O alvo da operação são árvores localizadas em vias públicas, escolas, postos de saúde, praças e ocorre em todo o perímetro urbano. A preocupação do prefeito é que possa ocorrer eventuais acidentes em função das fortes chuvas deste período amazônico.


 

“Muitas árvores que estão com as copas demasiadamente frondosas prejudicam as fiações da rede elétrica e de telefonia. Outras acabam sucumbindo à força do vento e caem, obstruindo vias e prejudicando o trânsito. A prefeitura vem fazendo esse serviço preventivo no final de semana, quando há uma menor movimentação de carros e transeuntes. Com a poda das árvores realizada adequadamente por técnicos da Sema, até a iluminação pública se torna melhor”, explicou dr Hildon.


 

Segundo Telêmaco Lins, responsável pelas podas urbanas, o trabalho é desenvolvido dentro de um padrão técnico, seguindo normas de corte das árvores. “Temos que realizar um trabalho muito técnico que não prejudique a árvore, pois a intenção é a de que, com a chegada do tempo mais quente, as copas destas árvores estejam restabelecidas de modo a oferecer melhor qualidade térmica ao passar pelas calçadas. As árvores são fundamentais para ajudar a refrescar o forte calor”, observou Lins.
 

RESIDÊNCIAS
 

Os moradores também podem podar as árvores em suas residências, desde que solicite e receba autorização da Sema. Para solicitar a autorização, deve se dirigir a secretaria e preencher a solicitação. Em seguida, engenheiros e técnicos irão até a residência verificar a situação. Após a vistoria é emitido ou não a autorização de poda. Sem essa tramitação, não é permitido podar ou retirar árvore, ou pode ficar sujeito às penalidades previstas no Código de Meio Ambiente do município.


 

A expectativa é trabalhar em cerca de 150 árvores até o carnaval para garantir a segurança dos blocos carnavalescos e a passagem tranquila nos roteiros de carnaval. A Secretaria alerta a população para eventuais transtornos, vez que, para segurança dos operadores, muitas vezes é preciso fechar o trânsito e isolar a área. A equipe utiliza uma caçamba, uma camionete e uma Kombi, além de equipamentos como motobomba, triturador, motoserra, facão e serrote.


 

O secretário Robson Damasceno informou que o centro da cidade neste primeiro momento está recebendo uma maior atenção. A ação foi planejada e será executada a partir do centro para os bairros. “Estamos realizando a limpeza das árvores. Esta modalidade de poda consiste em retirar galhos e troncos doentes ou aqueles que estão causando algum transtorno, destruindo fiação elétrica, muros e atrapalhando a circulação de veículos”.


 

Texto Comdecom|Fotos Sema

345 visualizações
Compartilhar: