Ir para conteúdo
Contato (69) 3901-3000
ENCOLHIMENTO
21 de February de 2017
17:52
1 minuto de leitura

Empresários de Jacy-Paraná buscam apoio e querem crescer

Prefeito defendeu uma grande reunião com vários órgãos para definição de uma pauta comum .

Agência de Notícias

Prefeitura de Porto Velho

322

 

 

Prefeito defendeu uma grande reunião com vários órgãos para definição de uma pauta comum

 

Empresários do distrito de Jacy-Paraná recorreram ao prefeito dr Hildon Chaves, na busca por soluções para problemas sociais e estruturais do município. Levados pelo vereador Jurandir Bengala, os empresários foram recebidos na manhã desta terça-feira (21) pelo prefeito dr Hildon e pelo vice-prefeito Edgar do Boi. Os representantes do distrito encaminharam pedidos com relação à saúde, asfalto, drenagem e intermediação para negociações com a usina de Santa Antônio.

 

 

Não bastassem os vários problemas de infraestrutura social e urbana, o distrito vive uma crise causada por duas forças antagônicas dos próprios moradores que se dividem entre os que querem permanecer no distrito e fazê-lo se desenvolver e os que buscam indenização das usinas para abandonar a localidade.

 

 

Os que estiveram com o prefeito são partidários do investimento em atividades que ajudem a desenvolver o distrito. Diante da situação, o prefeito disse que vai propor uma reunião com a presença do Tribunal de Contas (TCE), Ministério Público de Rondônia (MP), Ministério Público Federal (MPF), Ibama, Instituto Chico Mendes (ICMbio) e Santo Antônio Energia, para buscar uma solução.

 

 

No encontro, que foi mais um pedido de “socorro”, no dizer dos próprios empreendedores, foi mostrado ao prefeito a real situação em que se encontra o distrito. De acordo com o relato dos presentes, Jacy-Paraná vive dificuldades extremas, sem infraestrutura urbana e com deficiência em serviço imprescindíveis à população como a saúde.

 

 

“Viemos pedir praticamente tudo ao prefeito. São muitos os problemas. A UPA nunca funcionou e o posto de saúde atende de forma precária. As ruas estão intrafegáveis, pois pavimentação não existe. Esse quadro foi que mostramos ao prefeito e pedimos o apoio dele para tirar Jacy dessa situação”, relatou Valter Assis, que há 14 anos mora no distrito.

 

 

Para o prefeito Hildon Chaves, o encontro foi uma oportunidade para que ele pudesse entender melhor o drama que passam os moradores do local. Em sua avaliação, Jacy-Paraná foi o mais atingido pelas obras das usinas do rio Madeira e essa situação precisa ser revertida urgentemente para assegurar uma melhor qualidade de vida à sua população.

 

 

“O efeito dos impactos causados pelas usinas é a existência de muitas carências no distrito. Jacy-Paraná tem urbanização precaríssima. Na verdade, o que acontece com Jacy é um escândalo e isso precisa ser revisto. Por isso a necessidade de reunir com os outros órgãos para encontrar uma forma de resolver essa situação de uma vez por todas”, observou o prefeito.

 

 

No encontro, o prefeito de Porto Velho também conclamou os empreendedores para que, junto com a comunidade de Jacy-Paraná, ajude a prefeitura a construir um projeto para alavancar o distrito como um todo. Para Valter Assis, essa proposta vem ao encontro do que almeja a comunidade para tirar Jacy-Paraná do abandono.

 

“Para nós o resultado da reunião foi altamente positiva e o prefeito se dispôs a construir um projeto conjuntamente conosco e a comunidade. E é o que queremos, pois nossa meta maior e ressuscitar Jacy-Paraná turisticamente e, para isso, precisamos do apoio”, finalizou Assis.

 

 

Texto e fotos Comdecom

322 visualizações
Compartilhar: