Data dedicada ao estilo musical é comemorada em Porto Velho
Visitantes conheceram a história do choro e de Pixinguinha, que completaria 120 anos.
Agência de Notícias
Prefeitura de Porto Velho
Visitantes conheceram a história do choro e de Pixinguinha, que completaria 120 anos
A Estrada de Ferro Madeira Mamoré recebeu artistas regionais para a comemoração do Dia Nacional do Choro na tarde de último domingo (23), quando música de qualidade e um exuberante pôr do sol marcaram o dia para os visitantes que tiveram a oportunidade de conhecer a história do choro e do compositor Pixinguinha, homenageado que completaria 120 anos.
O pré show ficou por conta do cantor Danilo Monteiro, que deu início ao evento com muito MPB e pop rock. Em seguida veio a homenagem a Pixinguinha, pelo grupo Choro do Porto, que animou a tarde dos visitantes que compareceram à praça da EFMM.
Nicodemos, Chiquinho e Valber são os três músicos do grupo, composto por violão de sete cordas, cavaquinho e pandeiro, mais a flauta transversal, com um toque especial de feminilidade, por Rosemary da Rocha. A banda agita a vida noturna da capital há 16 anos. “Essa data é comemorada em todo Brasil. Em porto velho dia nacional do choro sempre foi comemorado apenas na casa dos músicos, em um local público é a primeira vez graças a prefeitura e a Funcultural”, observou Nicodemos Alves.
A Fundação Cultural de Porto Velho acredita que a formação cultural é dada pela persistência, e a música é de suma importância. “A Funcultural está apenas colocando em prática o calendário cultural que foi implantado na nova gestão. Esse é o primeiro evento de muitos outros ao longo do ano”, afirmou o presidente, Antônio Ocampo.
A Funcultural continuará com os projetos musicais nos pontos turísticos de Porto Velho, com realização a cada 15 dias. Outra programação para o mês de maio é a exposição em homenagem à Marechal Rondon.
Texto e fotos Comdecom