Semusa realiza I Semana Integrada de Enfermagem
No dia 12 comemora-se o dia do enfermeiro e no dia 20 o dia do técnico em enfermagem.
Agência de Notícias
Prefeitura de Porto Velho
No dia 12 comemora-se o dia do enfermeiro e no dia 20 o dia do técnico em enfermagem
Na manhã desta quarta-feira (10), no auditório da Faculdade Interamericana de Porto Velho, aconteceu a cerimônia de abertura da I Semana Integrada de Enfermagem, da Secretaria Municipal de Saúde, onde foram oferecidos cursos de capacitação voltados para melhora no atendimento, em comemoração ao dia do enfermeiro e técnico em enfermagem.
O mês de maio é considerado uma data importante para os profissionais da área da saúde, pois no dia 12 comemora-se o dia do enfermeiro e no dia 20 o dia do técnico em enfermagem. Para homenagear a data, a Semusa criou um cronograma de atividades para capacitar seus profissionais e alunos em formação, com palestras e rodas de conversa.
Luciene Carvalho Piedade, enfermeira do Núcleo Permanente do Samu, destacou que “a semana integrada é uma novidade, pois todos os anos cada unidade fazia sua programação, mas a nova gestão resolveu modificar, colocando os profissionais para discutir suas praticas e capacitá-los para melhorar o atendimento no município”.
O evento durou o dia todo. Um dos programas foi a palestra sobre humanização no SUS, ministrado pela psicóloga Jane Cardoso, explicando como deve ser o acolhimento oferecido aos pacientes nas Unidades de Saúde; Mesa redonda com profissionais dos principais hospitais da capital, para discutir como deve ser feita a classificação de risco; fluxograma politraumatizado na rede e do paciente com doença cardiovascular, ministrado pela médica Ivana Neli, que ensinou os procedimentos n um evento de urgência.
Foi abordada ainda a questão da segurança do paciente, pela biomédica Vanessa Ezaqui, explicando quais as metodologias para evitar os riscos dentro de infecções conforme exigência do Ministério da Saúde.
Para o secretário municipal de saúde Alexandre Porto, o evento serviu para valorizar o profissional de enfermagem que exerce um papel fundamental na gestão da saúde, através de capacitações e oficinas, com o objetivo final na melhoria do atendimento à população.
Estiveram presentes, além do secretário Alexandre Porto, a enfermeira Lícia Cristiane Souza do Vale, coordenadora do curso de enfermagem da Uniron; a gerente da divisão de urgência e emergência do município, enfermeira Flaviane Regis de Souza Santana e Luciene Carvalho Piedade, coordenadora do Núcleo Gestor de Educação Permanente da Semusa.
Texto e fotos Comdecom