Porto Velho representa região Norte em reunião do Conselho Nacional
Porto Velho apresentará projetos para fomentar a disposição ambientalmente corretas de resíduos orgânicos.
Agência de Notícias
Prefeitura de Porto Velho
Porto Velho apresentará projetos para fomentar a disposição ambientalmente corretas de resíduos orgânicos
A redução do desmatamento na Amazônia, que para esse período foi em torno de 21% com relação ao mesmo período do ano passado, foi o principal tema abordado durante a reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em Brasília, na qual o subsecretário municipal de Meio Ambiente de Porto Velho, Robson Damasceno participou na condição de conselheiro representando a Região Norte na Plenária do encontro.
Segundo Damasceno, a reunião tratou ainda de outros dois importantes temas para a melhoria da qualidade da vida no planeta que foi a edição de duas resoluções: uma que trata do material orgânico e outra sobre a queima controlada de óleo em acidentes no mar.
O Conama apresentou proposta de resolução que define critérios para a reciclagem e compostagem de resíduos orgânicos. Robson Damasceno explicou que os dados relativos ao Brasil indicam que 51,4% dos resíduos sólidos urbanos correspondem a fração orgânica do lixo, ou seja, no Brasil descartam-se 94 mil toneladas de lixo orgânico por dia que poderiam estar sendo dispostos de maneira ambientalmente correta.
“Em Porto Velho temos uma determinação do prefeito dr Hildon Chaves para trabalhar a disposição ambientalmente correta destes resíduos. Estamos com projetos pilotos em escolas, Lar do Idoso e também com associações e bairros. Apenas 1,6% dos resíduos urbanos no Brasil são compostados. Para se ter uma ideia, 4% por cento dos municípios têm unidade de compostagem”, observou Damasceno.
O secretário foi informado por técnicos do Ministério do Meio Ambiente que será aberto edital com recursos que vão de R$ 500 mil a R$ 1 milhão para fomentar projetos de destinação de resíduos. Segundo ele, Porto Velho apresentará projetos para fomentar a disposição ambientalmente corretas destes resíduos.
Fonte: Sema