Prefeito aproveita campeonato para conhecer necessidades
Dr Hildon esteve pela primeira vez em Calama, distrito ribeirinho mais distante de Porto Velho no Baixo Madeira.
Agência de Notícias
Prefeitura de Porto Velho
Dr Hildon esteve pela primeira vez em Calama, distrito ribeirinho mais distante de Porto Velho no Baixo Madeira
O prefeito dr Hildon Chaves aproveitou a final do Concurso de Musa do 26º Campeonato Interdistrital de Vôlei e Futebol Masculino e Feminino para conhecer, na sexta-feira (25), o distrito de Calama, o mais distante da sede da capital na região do Baixo Madeira, a 180 quilômetros com, acesso pelo município de Humaitá (AM), ou cerca de três a quatro horas de navegação em ‘voadeira’, dependendo do motor.
O prefeito, acompanhado da primeira-dama, Ieda Chaves, do deputado federal Expedito Neto e do presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Carvalho, além de assessores, optou pela viagem pelo município amazonense, para ganhar tempo. No entanto, ao chegar em Humaitá a comitiva foi recebida por um verdadeiro temporal que tornou revoltas as barrentas águas do rio Madeira.
Desaconselhado pela Defesa Civil a seguir viagem em condições climáticas adversas, dr Hildon se viu obrigado a aguardar até que a chuva passasse e as águas se acalmassem. Devido ao contratempo, o prefeito se atrasou e chegou ao distrito já a noite. Mesmo assim, o prefeito que quando candidato não encontrou tempo na agenda para visitar o distrito, foi recebido com grande festa pelos moradores.
Mais da metade dos cerca de 3,5 mil moradores do centro urbano de Calama e de comunidades ribeirinhas vizinhas que lotaram as arquibancadas do campo de futebol local, aplaudiram entusiasmados a presença do prefeito que muitos não conheciam pessoalmente. O administrador do distrito, Lagenilson Pinto da Silva, o “Abelha”, relatou ao prefeito sobre as condições de infraestrutura e disse que, além da comunidade local, por ser o distrito com maior porte, Calama atende moradores de toda a região.
Na localidade há médico residente do programa Mais Médicos e a educação está entre as melhores de toda a rede municipal, inclusive entre as escolas da sede da capital, Porto Velho. A reclamação encontrada foi basicamente com relação à falta de ‘ambulancha’, embarcação que atende aos casos mais graves de doenças, que precisam de intervenção especializada em Porto Velho, porém o prefeito determinou a disponibilização de uma voadeira, como motor de 90hp, que ficou na localidade à disposição da comunidade.
CONCURSO
Nove garotas disputaram a segunda fase do título de Musa, ficando vencedora a concorrente do distrito de Nazaré, Caroline Silva Tavares, com a representante de Calama, Letícia Santana Lopes na segunda colocação e Thifani Pereira Nobre, de São Carlos, na terceira posição. A vencedora ganhou uma bolsa de estudos universitários oferecidos pela Uninter e a segunda uma passagem aérea para qualquer lugar do Brasil.
Fonte: Assessoria