Semagric e Semusa alinham estratégias para intensificar inspeções sanitárias
Fiscalização deve ser intensificada devido ao crescente número de denúncias sobre empresas que operam de forma clandestina.
Agência de Notícias
Prefeitura de Porto Velho
Fiscalização deve ser intensificada devido ao crescente número de denúncias sobre empresas que operam de forma clandestina
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), promoveu, na manhã desta quarta-feira (19), uma reunião estratégica com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para definir planejamentos de inspeção entre os departamentos de vigilância do município.
Durante a reunião, o diretor do Departamento de Serviço de Inspeção Municipal da Semagric, Matheus Bruno da Silva, destacou a necessidade de intensificar as fiscalizações devido ao crescente número de denúncias sobre empresas que operam de forma clandestina na capital.
“A parceria entre a Vigilância Sanitária e o Serviço de Inspeção é primordial nas fiscalizações. Precisamos atuar de maneira integrada para garantir a segurança alimentar da população e o fortalecimento da agricultura familiar”, destacou.
O gerente da Vigilância Sanitária da Semusa, Airton Furtado, reforçou a importância de traçar estratégias eficazes para o combate aos estabelecimentos de abate clandestino. “Além de intensificar as fiscalizações, nosso foco é auxiliar os pequenos produtores na transição da clandestinidade para a legalidade, oferecendo orientação e apoio na regularização de seus produtos. Essa medida ajuda a agricultura familiar e promove a oferta de alimentos seguros à população”, explicou.
O secretário Rodrigo Ribeiro enfatiza que plano de trabalho da inspeção municipal inclui palestras, fiscalizações e orientações sobre rotulagem de produtos. “Nosso compromisso não é apenas fiscalizar, mas também educar e orientar. Queremos prevenir problemas e promover a adequação dos estabelecimentos às normas sanitárias vigentes. Nossa missão é solucionar, não apenas punir”, afirmou.
Durante a reunião, ficou estabelecido que haverá ações de educação sanitária nas escolas e orientação aos empresários sobre as legalidades e boas práticas na produção de alimentos. A parceria entre Semagric e Semusa reforça o compromisso da gestão municipal em garantir a segurança alimentar e a saúde pública em Porto Velho.
Texto: Alex Fontes
Foto: Alex Fontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)