Município discute regularização da Zona Urbana de Expansão Portuária
Debate busca garantir segurança jurídica no setor portuário.
Agência de Notícias
Prefeitura de Porto Velho
Debate busca garantir segurança jurídica no setor portuário
Encontro ocorreu na última sexta-feira (28), na sala de reuniões da vice-governadoria
Representantes do estado de Rondônia e do município de Porto Velho, participaram de uma reunião estratégica para discutir a regularização da Zona Urbana de Expansão Portuária (Zuep). O encontro ocorreu na última sexta-feira (28), na sala de reuniões da vice-governadoria, e contou com a presença do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder).
Durante a reunião, foi debatida a necessidade de um alinhamento entre os órgãos estaduais, municipais e federais, incluindo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para viabilizar a regularização fundiária da Zuep.
O objetivo central é garantir segurança jurídica para o comércio e a população, além de estruturar um modelo de parceria entre Estado e Município que favoreça investidores.
O titular da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur), Raimundo Alencar, ressaltou a importância do planejamento urbano para evitar a expansão desordenada da Zuep, destacando que estudos técnicos apontam desafios significativos na ocupação da área.
Objetivo central é garantir segurança jurídica para o comércio e a população
“A reestruturação da área exige uma abordagem técnica detalhada, com a definição de zonas e microzonas que contemplem um ordenamento territorial eficiente e respeitem as normas ambientais”, afirmou.
Rodrigo Queiroz, coordenador de Licenciamentos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), enfatizou a necessidade de um marco normativo específico para regulamentar a atividade portuária na região. “Atualmente, a Sedam licencia empreendimentos ao longo do alto, médio e baixo Madeira. O objetivo é estabelecer limites claros também para a zona portuária e garantir a regularização das empresas por meio de estudos de viabilidade conduzidos por engenheiros e especialistas ambientais”, explicou.
Wilson Dias, conselheiro do Conder, reforçou a necessidade de medidas para promover a regularização da Zuep. Segundo ele, o Estado e o Município devem atuar conjuntamente para garantir um crescimento ordenado e sustentável da área portuária.
Na oportunidade, foram traçados encaminhamentos estratégicos para a implementação das medidas discutidas, estabelecendo um compromisso entre as partes envolvidas para promover a regularização fundiária, a proteção ambiental e o desenvolvimento econômico da região.
Texto: Alex Fontes
Foto: Alex Fontes