Ir para conteúdo
Contato (69) 3901-3000
ASSISTÊNCIA SOCIAL
11 de April de 2025
10:08
1 minuto de leitura

Prefeitura de Porto Velho realiza o Encontro Participativo sobre Política Pública de Acolhimento

Capacitação teve como objetivo aperfeiçoar o trabalho realizado pelos profissionais que atuam no acolhimento institucional.

Agência de Notícias

Prefeitura de Porto Velho

149

Capacitação teve como objetivo aperfeiçoar o trabalho realizado pelos profissionais que atuam no acolhimento institucional

O encontro é investimento na formação contínua dos técnicos e auxiliares que atuam nos serviços de acolhimentoFoi realizado, no final da tarde de quinta-feira (10), na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), o encerramento do Encontro Participativo sobre Política Pública de Acolhimento. O encontro foi realizado pela Prefeitura de Porto Velho via Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) em conjunto com a Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude e a Vara de Proteção à Infância e Juventude.

O encontro foi uma capacitação realizada de segunda (7) a quinta-feira (10) e teve por objetivo aperfeiçoar o trabalho realizado pelos profissionais que atuam no acolhimento institucional de crianças e adolescentes, com metodologias que permitem o diálogo e momentos de vivências. Todos os participantes receberam certificados.

Na programação da capacitação foram tratados de temas como: Direito da Criança e do Adolescente – Direitos Humanos e Interseccionalidade; Trabalhando a criança interior; Acolhimento Institucional X Conselho Tutelar; Manejo de crianças, adolescentes e grupos com comportamento agressivo; Construindo fluxo e procedimentos desde a chegada até a despedida da criança/adolescente na unidade; Família acolhedora e o acolhimento institucional; e Avaliação e alinhamento de gestão.

Foram quatro dias de abordagem com novos conhecimentos para os participantes“O encontro é investimento na formação contínua dos técnicos e auxiliares que atuam nos serviços de acolhimento, garantindo que estejam preparados para lidar com as necessidades emocionais, sociais e físicas das crianças e adolescentes que precisam do serviço de proteção social”, observou a diretora de Proteção Social Especial (DPSE) da Semasf, Karla Feitosa.

“Torço que vocês tenham tirado o máximo de conhecimento dessa capacitação, para melhorar o serviço de vocês, mas, que vocês se olhem com o mesmo acolhimento, com os mesmos valores que foram colocados aqui. O servidor também deve ser cuidado.  Quero agradecer imensamente a secretária da Semasf que idealizou a capacitação e toda sua equipe pela realização” disse a juíza titular da Vara de Proteção à Infância e Juventude, Kerley Alcântara.

A secretária da Semasf, Lucília Muniz de Queiroz, no encerramento da capacitação, disse que só tinha a agradecer. Agradeceu ao prefeito Léo Moraes pelo apoio dado à sua gestão e de todo o secretariado. Agradeceu a juíza Kerley Alcântara e toda a equipe da Vara de Proteção à Infância e Juventude; ao tenente coronel da PM, Marcelo Duarte pelo apoio dado, a equipe da Semasf pelo empenho e a todos os colaboradores que ajudaram acontecer o Encontro Participativo sobre Política Pública de Acolhimento.

“Agradecer a vocês que aceitaram o desafio vindo participar. Em toda capacitação você agrega conhecimento. Com certeza vocês estão levando experiências e conhecimentos que vão marcar a vida profissional de vocês. Por fim, agradecer a direção da Emeron que abriu as portas para que o encontro acontecesse na sua sede”, disse Lucília Muniz de Queiroz.

Texto: Adaides Batista
Fotos: Rosinaldo Machado

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

149 visualizações
Compartilhar: