VII Encontro de Acadêmicos do Programa Faculdade da Prefeitura acontece nesta sexta-feira (25)
Na ocasião serão assinados os termos de concessão de bolsas de estudo.
Agência de Notícias
Prefeitura de Porto Velho
Na ocasião serão assinados os termos de concessão de bolsas de estudo
Nesta sexta-feira (25), às 8h30, no Teatro Banzeiros, a Prefeitura de Porto Velho realiza o VII Encontro de Acadêmicos do Programa Faculdade da Prefeitura. O encontro tem como objetivo orientar os estudantes sobre as regras do programa e promover a assinatura do termo de concessão das bolsas de estudo.
O Programa de Inclusão Social Universidade Para Todos- Faculdade da Prefeitura- foi instituído pela Lei Municipal nº 1.887/2010, com o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais a munícipes de Porto Velho.
Por se tratar de um programa de cunho de inclusão social, os candidatos precisam atender aos seguintes requisitos: ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou na particular na condição de bolsista integral; ter domicílio ou residência em Porto Velho pelo período mínimo de cinco anos antes da concessão do benefício; ter renda mensal per capita de até um salário mínimo e meio; não ter formação superior.
Para participar do processo seletivo do Programa, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) antes do início da seleção e obter uma pontuação mínima de 400 pontos. De acordo com o Conselho Gestor, os estudantes aprovados, que não comparecerem ao encontro, para assinatura do termo, serão desligados do programa.
O PROGRAMA
Em 2025, a Faculdade da Prefeitura ofereceu um total de 126 vagas, distribuídas entre ampla concorrência e vagas preferenciais, em quatro instituições de ensino superior parceiras: Fimca, Metropolitana, São Lucas e UniSapiens.
Ao todo, foram aprovados 101 candidatos, enquanto 71 aguardavam na lista de espera. Com isso, o prefeito determinou a ampliação das vagas, totalizando 172 bolsas de estudo concedidas. As vagas preferenciais receberam 351 inscrições, sendo 56 de pessoas com deficiência (PcD) e 295 de candidatos de grupos étnico-raciais (pretos, pardos, indígenas e quilombolas).
Os cursos disponíveis no processo seletivo foram: Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Administração, Enfermagem, Direito, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Destacam-se também duas novidades: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Engenharia de Software.
Criado em 2010, o Programa Faculdade da Prefeitura já beneficiou mais de 1.400 pessoas com bolsas de estudo, contribuindo para o acesso à educação superior na cidade de Porto Velho.
RECORDE
O processo seletivo de 2025 quebrou recordes, com mais de 5 mil inscritos. Houve, ainda, um aumento significativo nas inscrições para vagas preferenciais, totalizando 351.
Essa ampliação ocorreu por determinação do prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, que aumentou o número de vagas destinadas a grupos prioritários para promover maior inclusão e diversidade no ensino superior na cidade. Inicialmente, eram 24 vagas preferenciais, número que foi ampliado para atender a essa política de inclusão.
Texto: Meiry Santos
Foto: SMC
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)