Ir para conteúdo
Contato (69) 3901-6331
APICULTURA
16 de June de 2025
12:14

Prefeitura de Porto Velho e Usina Jirau promovem oficina voltada à preservação e produção sustentável

Atividade foi viabilizada por meio de um convênio de compensação social.

Agência de Notícias

Prefeitura de Porto Velho

120

Atividade foi viabilizada por meio de um convênio de compensação social 

Oficina visou identificar e apresentar aos produtores as áreas com potencial apícola entorno do reservatório da usina A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), realizou durante três dias uma oficina de apicultura voltada a produtores rurais do município. A atividade foi viabilizada por meio de um convênio de compensação social com a Usina Hidrelétrica Jirau.

O principal objetivo da oficina foi identificar e apresentar aos produtores as áreas com potencial apícola situadas nas zonas de preservação do entorno do reservatório da usina, promovendo o uso sustentável desses espaços por meio da atividade apícola.

Ao todo, 30 produtores participaram do evento. Durante a programação, os participantes puderam conhecer de perto o sistema de geração de energia da Usina Jirau, acompanhados por técnicos e engenheiros responsáveis pelo projeto. No último dia (13), os produtores visitaram as áreas de preservação no entorno do reservatório, onde observaram uma pastagem apícola rica e diversificada, ideal para o desenvolvimento da atividade.

Para o gerente de assistência técnica da Semagric, Roseval Guzo, a iniciativa abre novas possibilidades para a produção apícola no município. “Esse evento proporciona aos produtores o conhecimento e acesso a áreas seguras, com vastas floradas, o que é essencial para uma boa produção de mel. A utilização dessas áreas deverá ocorrer de forma controlada e organizada. O produtor rural interessado deve procurar a Semagric para obter a carta de liberação junto à usina”, explicou Guzo.

Participantes puderam conhecer de perto o sistema de geração de energia da Usina JirauO secretário da Semagric, Rodrigo Ribeiro, destacou o papel fundamental dos apicultores na conservação ambiental. “Todo criador de abelha, por natureza, é um preservacionista. Ele planta árvores, toma medidas contra queimadas e colabora com o monitoramento das áreas onde atua. Incentivar a apicultura é também incentivar a preservação”, afirmou o secretário.

A produtora rural Mara Valverde, uma das participantes da oficina, ressaltou a importância do aprendizado obtido. “Foi fundamental conhecer esse modelo de apicultura voltado à preservação. Nos faz refletir sobre o futuro e o papel das abelhas na produção de alimentos. Proteger as abelhas é proteger a vida”, destacou.

A oficina representa mais um passo no compromisso Semagric com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar, aliando produção, geração de renda e preservação ambiental.
 
Texto: Jean Carla Costa
Foto: Roseval Guzo

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

120 visualizações
Compartilhar: