Prefeitura fortalece ações do Plano Municipal ‘Busca Ativa Escolar’ para garantir a frequência escolar de estudantes
Dados do Censo de 2024 indicaram que 849 estudantes estariam em situação de risco de evasão escolar no município de Porto Velho, abrangendo as redes estadual e municipal.
Agência de Notícias
Prefeitura de Porto Velho
Dados do Censo de 2024 indicaram que 849 estudantes estariam em situação de risco de evasão escolar no município de Porto Velho, abrangendo as redes estadual e municipal
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vem implementando diversas estratégias para assegurar a permanência dos alunos na escola, promovendo o acesso a recursos essenciais para uma educação de qualidade. Entre as principais ações, destacam-se programas de apoio pedagógico, distribuição de materiais didáticos, campanhas de incentivo à frequência escolar, além de investimentos em infraestrutura e capacitação de professores.
Essas iniciativas visam criar um ambiente escolar acolhedor e inclusivo, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes e preparando-os para um futuro de sucesso. No último dia 10 de junho, a Semed realizou mais uma edição do Encontro da Estratégia ‘Busca Ativa Escolar’ da Rede Municipal de Ensino. Durante o evento, foram apresentados o Documento Orientador da Busca Ativa Escolar, o Protocolo #TôDeVolta e o Plano Municipal de Ação 2025-2028.

Segundo o secretário da Semed, Leonardo Leocádio, essas ferramentas visam alinhar e integrar ações para reduzir a evasão escolar, promovendo a permanência dos estudantes na escola por meio de uma atuação coordenada entre todas as equipes envolvidas. “Ao eliminar as barreiras que impedem o acesso e a permanência na escola, estamos construindo bases sólidas para um futuro promissor. Nosso objetivo, por meio deste plano de ação, é alcançar resultados positivos e conquistar o reconhecimento do Unicef pelo combate à evasão e ao abandono escolar”, destacou.
Além disso, foi demonstrada a plataforma digital do Busca Ativa Escolar, destinada a gestores e profissionais da educação, que facilita o acompanhamento e a gestão dos casos. De acordo com Rhebeca Trajano Schmitt Diniz Dias, Coordenadora Operacional do Município, essa iniciativa é robusta e demonstra o compromisso com a promoção da educação e a igualdade de oportunidades. A rede municipal busca, ainda, fortalecer a identificação e o mapeamento de crianças e adolescentes fora do sistema escolar por meio de parcerias com diferentes setores, como Educação, Saúde, Assistência Social, além de órgãos autárquicos como MP, TCE e DPE.
São realizadas campanhas e atividades comunitárias para mobilizar famílias e a comunidade, promovendo a conscientização sobre a importância da educação.
LEVANTAMENTO
O programa de Busca Ativa realiza levantamento de estudantes de 4 a 17 anos em diferentes situações:
Infrequentes - estudantes matriculados, mas com faltas alternadas ou contínuas (considerando o limite de 30% de ausências permitidas por lei, conforme Art. 12);
Em Abandono - estudantes matriculados que não frequentam mais a escola, podendo não ter comparecido sequer um dia em 2025;
Evadidos - estudantes que frequentaram a escola em 2024 (aprovados ou reprovados, infrequentes ou em abandono), mas não realizaram matrícula para 2025;
Em Exclusão - crianças e adolescentes em idade escolar que, por algum motivo, não estão mais no sistema educacional.
Todo esse processo é gerenciado por uma plataforma tecnológica, que funciona como um banco de dados integrado, facilitando a comunicação entre setores, armazenando informações essenciais sobre cada caso e apoiando a gestão das ações.
A estratégia conta também com um Comitê Gestor responsável por coordenar a rotina de atualização da plataforma, gerenciar os encaminhamentos aos serviços públicos, realizar visitas domiciliares às famílias das crianças e adolescentes fora da escola, além de emitir alertas sobre situações de risco nos territórios de atuação.
PRINCIPAIS CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR
Desde o início das ações, foram identificadas as principais razões que levam à evasão escolar, entre elas: Conflitos com a lei; Crianças ou adolescentes em abrigos; Situação de rua; Casos de abuso ou violência sexual; Gravidez na adolescência; Migração de crianças ou adolescentes estrangeiros; Falta de documentação; Mudanças de endereço, viagens ou deslocamentos frequentes; Preconceito ou discriminação racial; Trabalho infantil; Uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas; Violência familiar dentre outros fatores.
METAS DA BUSCA ATIVA 2025
Segundo a Semed, as principais metas do programa incluem: Conscientizar a população de Porto Velho sobre a importância do direito à educação para todas as crianças e adolescentes; Realizar reuniões bimestrais do Comitê Gestor para avaliar as ações, elaborar diagnósticos e gerar relatórios sobre a situação do município; Realizar a (re) matrícula de 849 estudantes que estão fora da escola ou em risco de evasão, nas redes estadual e municipal, entre 2025 e 2028.
Com essas ações, a Secretaria busca fortalecer o compromisso com a educação de qualidade, promovendo a inclusão e a permanência dos estudantes no ambiente escolar, contribuindo para o desenvolvimento socioeducacional de Porto Velho.
Texto: Meiry Santos
Foto: Meiry Santos
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)