Ir para conteúdo
Contato (69) 3901-6331
PLANEJAMENTO AMBIENTAL
27 de Junho de 2025
09:59

Sempog integra Comitê Técnico-Científico de Mudanças Climáticas

Agência de Notícias

Prefeitura de Porto Velho

99

Grupo técnico deve elaborar plano que orienta ações de enfrentamento aos impactos do clima em Porto Velho

Comitê reúne instituições públicas, universidades, movimentos sociais e organizações da sociedade civil de Porto Velho

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), por meio da Subsecretaria de Planejamento (Suplan), passou a integrar oficialmente o Comitê Técnico-Científico de Mudanças Climáticas, criado pela Prefeitura de Porto Velho. A iniciativa fortalece a articulação entre ciência, gestão pública e participação social no enfrentamento aos desafios provocados pelas mudanças no clima.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), o Comitê tem caráter consultivo e reúne instituições públicas, universidades, movimentos sociais e organizações da sociedade civil de Porto Velho. Entre as principais ações está a elaboração do Plano de Ação Municipal de Mudanças Climáticas, que servirá como guia para ações de mitigação e adaptação aos impactos ambientais no território de Porto Velho.

De acordo com a subsecretária de Planejamento da Sempog, Larissa Ananda, a pasta vai contribuir com a análise de dados, o levantamento de ações e a integração das medidas ao planejamento orçamentário do município.

“A participação da Sempog no Comitê reforça o papel estruturante do planejamento municipal. A construção do plano de ação exige levantamento de informações, dados consistentes, visão integrada do território e escuta das populações mais impactadas. Neste primeiro momento, estamos colaborando com a análise das ações que envolvem recursos financeiros, para que sejam integradas aos instrumentos de planejamento orçamentário do município”, explicou.

Além das secretarias municipais de planejamento e meio ambiente, o Comitê é composto por representantes da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Universidade Federal de Rondônia (Unir), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Instituto Federal de Rondônia (Ifro), movimentos sociais e de instituições acadêmicas e científicas. 

As atividades do grupo já começaram, com a primeira reunião realizada na última quarta-feira (26). Os encontros serão semanais e devem orientar estratégias com base em dados técnicos e participação social, com foco na construção de uma cidade mais justa, resiliente e preparada para os efeitos das mudanças climáticas.

Texto: Emily Costa
Foto: Emily Costa 

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

99 visualizações
Compartilhar: