Semasf deu início ao Plano de Ação Municipal de Políticas Públicas para a Juventude com foco na redução da vulnerabilidade
Agência de Notícias
Prefeitura de Porto Velho
Ações direcionadas visam desenvolver as potencialidades da juventude de Porto Velho
A Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), por meio do Departamento de Políticas Públicas para a Juventude (DPPJ), deu início ao processo de elaboração do Plano de Ação Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, reunindo-se com o gabinete da secretaria para estruturar um planejamento capaz de enfrentar de forma articulada os desafios que afetam as juventudes do município.
O diretor do DPPJ, Márcio Coimbra, e o gerente, Paulo Origa, juntamente com a secretária adjunta de Assistência Social e Família, Tércia Marília, estão construindo um diagnóstico técnico que servirá de base para o plano de ação, com o objetivo de reduzir indicadores de violência, desemprego, gravidez precoce, evasão escolar, uso de substâncias psicoativas, aliciamento para o crime e diversas outras vulnerabilidades que impactam especialmente os jovens em territórios mais fragilizados de Porto Velho.
O plano atua de forma integrada às esferas de assistência social em baixa, média e alta complexidade, com foco especial na articulação com as diretorias de acolhimento e de institucionalização de adolescentes sob medida de proteção, além da empregabilidade atípica para jovens com deficiência e outros programas previstos no Plano de Governo Municipal.
“O Estado, infelizmente, ao longo dos anos tem falhado com nossas crianças, desde a primeira infância, passando pela segunda infância, e quando chega na adolescência não é diferente. Mas nós acreditamos que é possível salvar a juventude, melhorar o futuro do nosso município a partir do investimento nos nossos jovens. E é isso que estamos fazendo com a nossa equipe de juventude”, destacou a secretária adjunta Tércia Marília.
As ações direcionadas visam desenvolver as potencialidades da juventude de Porto Velho, garantindo espaços de escuta, participação, qualificação e protagonismo, com o compromisso de construir uma cidade mais inclusiva, justa e segura para todos os jovens.
Texto: Semasf
Foto: SMC
Superintendência Municipal de Comunicação