Ir para conteúdo
Contato (69) 3901-3000
EVENTO
16 de September de 2025
10:21
1 minuto de leitura

Porto Velho sediará a 3ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Conferência deve debater soluções que fortaleçam o campo, protejam a floresta e melhorem a qualidade de vida das famílias rurais.

Agência de Notícias

Prefeitura de Porto Velho

236

Conferência deve debater soluções que fortaleçam o campo, protejam a floresta e melhorem a qualidade de vida das famílias rurais

Nos próximos dias 25 e 26, Porto Velho receberá a 3ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (3ª CNDRSS), que será realizada no Instituto Federal de Rondônia (Ifro), campus Calama (av. Calama, 4985, bairro Flodoaldo Pontes Pinto). No primeiro dia (25), o evento será remoto e poderá ser acompanhado por este link, a partir das 8h. No segundo dia a programação acontece das 8h às 17h, presencialmente.

O evento, convocado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), reunirá agricultores familiares, comunidades tradicionais, sindicatos, movimentos sociais, gestores públicos e instituições. O objetivo é debater soluções que fortaleçam o campo, protejam a floresta e melhorem a qualidade de vida das famílias rurais.

Entre os temas que estarão em pauta estão, produção sustentável, soberania alimentar, inclusão social, participação popular, justiça climática e desenvolvimento regional.

Segundo o secretário da Semagric e presidente do CMDRS, Rodrigo da Silva Ribeiro, a conferência é um espaço fundamental de escuta e construção coletiva. “Este é o momento de diálogo, onde quem vive e produz no campo terá voz ativa para apresentar propostas. Nosso compromisso é transformar essas contribuições em políticas públicas que atendam às necessidades reais do nosso território”, destacou.

A conselheira do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Lenir Barbosa, reforça o chamado à participação popular. “É fundamental que agricultores, comunidades tradicionais e movimentos sociais estejam presentes. Essa conferência é a oportunidade de garantir que nossas demandas sejam ouvidas e façam parte de um projeto maior de fortalecimento da agricultura familiar e do desenvolvimento sustentável”, afirmou.

INSCRIÇÕES

As inscrições para participar da conferência estão abertas até o dia 25 de setembro de 2025, pelo link: https://forms.gle/BeV4t8mhQdDjomce6.

O limite é de 150 vagas, respeitando os seguintes critérios:
    • Representatividade de populações tradicionais e originárias, pescadoras, quilombolas;
    • Garantia de paridade de gênero, com a participação de mulheres;
    • Inclusão de 20% de jovens;
    • Representatividade proporcional dos distritos e municípios que compõem o Território Madeira-Mamoré.

Distribuição de vagas por território:
    • Agricultoras e agricultores (baixo Madeira e alto Madeira): 30 vagas
    • Distritos de Porto Velho (BR-364): 10 vagas
    • Porto Velho: 60 vagas
    • Guajará-Mirim: 15 vagas
    • Nova Mamoré: 15 vagas
    • Itapuã: 10 vagas
    • Candeias: 10 vagas      

Participe, dê sua contribuição e ajude a construir o futuro do Território Madeira-Mamoré. 

Texto: Jean Carla Costa
Fotos: Condraf

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

236 visualizações
Compartilhar: