Após obras, avenida Rio de Janeiro resiste a chuva forte sem alagamentos
Prefeitura vistoriou pontos onde os serviços foram executados.
Agência de Notícias
Prefeitura de Porto Velho
Prefeitura vistoriou pontos onde os serviços foram executados
As chuvas registradas neste sábado (10), que superaram os 26 milímetros, segundo dados do Instituto Climatempo, colocaram à prova os serviços de drenagem executados pela Prefeitura de Porto Velho ao longo de 2025.
Para verificar a eficiência das intervenções, o prefeito Léo Moraes liderou uma diligência por diversos pontos da cidade que historicamente sofriam com alagamentos já nas primeiras pancadas de chuva. Um dos locais visitados foi a avenida Rio de Janeiro, onde uma nova realidade pôde ser constatada.
O cruzamento entre as avenidas Rio de Janeiro e Rio Madeira, que antes tinha carros e comércios frequentemente tomados pela água, hoje é exemplo da eficácia das obras realizadas pelo município. Mesmo com o volume expressivo de chuva, o escoamento ocorreu de forma mais rápida, evitando transtornos prolongados.
“Saímos em uma ronda nos pontos onde já atuamos. Vimos que a água sobe, como é comum em qualquer cidade, mas o mais importante é o tempo de drenagem. Hoje, ela escoa com muito mais rapidez. É preciso deixar claro que ainda existem pontos onde não chegamos e que alagaram. Nossas equipes estão espalhadas por toda a cidade, atuando exatamente nesses locais críticos e históricos”, afirmou o prefeito Léo Moraes.
As melhorias fazem parte de um conjunto de ações que inclui a implantação de ecobueiros, ecobarragens, serviços inéditos de drenagem profunda e a limpeza sistemática de canais.
De acordo com a prefeitura, os resultados já são visíveis e o planejamento prevê a ampliação dessas obras para todos os pontos considerados precários dentro do perímetro urbano.
Texto: João Paulo
Fotos: Secom
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)